2 de abr de 2011

Recital no Conservatório Carlos Gomes, Belém/PA

No dia 30 de março de 2011 houve um recital de theremin e piano na sala Ettore Bosio, no Conservatório Carlos Gomes, Belém/PA, com o thereminista Leonardo Venturieri [youtube; twitter; myspace; IMDb; facebook] e a pianista Leandra Vital [fonte]. Tenho aqui o link pro convite e uma fotinha [créditos 1; 2] pra vcs babarem:

http://i.min.us/jmQ6wy.jpg


Vamos assistir três peças do recital do Leonardo, começando pelo coração nacional, o Villa-Lobos, transcrito para theremin:




O Leonardo é FODA. Não preciso nem falar do currículo do cara, basta googlar aí [1, 2]. Ele compôs ano passado a sua "Sinfonia Atômica", que inclui dois solos de theremin (estamos aguardando publicação). Sou automaticamente fã dele - e quem sabe seja seu futuro aluno (não quanto ao theremin, quanto ao "resto", digo, o conjunto como um todo). Dá esperança de viver quando encontro no Brasil pessoas como ele! Outra fotinha e vídeo dele, porém em estilo experimental/improvisativo:

http://i.ytimg.com/vi/nxR2LN1RZwY/0.jpg
Ele merecia uma postagem só pra ele, mas vamos falar de mais brasileiros thereministas.

Existem muitos thereministas melódicos no Brasil. Sério mesmo. Parece que são tímidos, ou falta motivação mesmo. Vamos promovê-los gente, independentemente do estilo. Sabendo de algum músico brasileiro que use theremin [exemplo - link], podem me mandar o material que eu posto aqui! Existem muitos brasileiros fazendo arte com theremin, dos quais pouco ou quase nada podemos falar. Por exemplo, sei que Berna Ceppas tocou theremin na faixa 02 do disco Eu e meu Guarda-Chuva (Branco Mello, 2001, Editora Globo). Mas não estamos aqui pra stalkar todos os que venham a usar theremin; só queremos divulgá-los e incentivá-los.

Por exemplo, outro dia alguém do sul do Brasil me relatou que tinham montado um kit por lá. Não sei se corresponde ao PAiA Theremax do seguinte vídeo do RS, mas isso é bem comum, brasileiros comprando e montando kits de theremin; o problema é que desistem ou enjoam do instrumento logo, ou tratam apenas como brinquedo. Não é o caso do grupo Ex-Machina, que a seguir toca theremin com CV/Gate na abertura do programa Sonora Tribo (TVe/RS):


Gente, vamos thereminizar o Brasil, levar magia e arte de primeira por esse país bonito por natureza. Um mundo de possibilidades sonoras que o Brasil precisa conhecer.

Nenhum comentário: