18 de abr de 2011

Método Sexton

Faz um tempinho que comprei pelo Amazon o Method for the Theremin, de Robert B. Sexton. Consegui um usado, primeira edição, autografado pelo autor, ótima qualidade, por uns 40 dólares. É o volume 1 de uma série que pelo visto não foi nem será continuada, então o livro é bem focado no básico do básico mesmo.


SEXTON, Robert B. Method for the Theremin. vol. 1. Austin, Texas: Tactus, 1996.

O livro é fino mas tem exercício pra caramba, tudo muito coerente, e musiquinhas tipo Greensleves e arioso de Bach, muito agradáveis. Segue a mesma tradição de exercícios já publicados antes por Rockmore e Kavina, porém traz uma visão muscular totalmente diferente, dando muita ênfase ao braço e antebraço, e criando um arco esquisito no ar.

O legal é que me parece bem mais humano, partindo do Moog Etherwave Standard e não sugerindo nada supereróico tipo que você domine o instrumento virtuosisticamente ou eruditamente. Legal também alternar sempre leitura entre claves de sol e de fá, ao contrário de tantos métodos que deixam o thereminista preguiçoso de ler diversas claves. Depois escrevo mais sobre esse método.

Nenhum comentário: