2 de mar de 2011

Ke$ha se declara "mestre thereminista"

Ontem, dia primeiro de março, foi aniversário dos cantores pop Justin Bieber [17] e da Ke$ha [24]. Dessa última é que quero falar. Dia 11 de fevereiro achei uma pérola que a Ke$ha soltou na mídia:

"I'm a fucking theremin master. I've been playing it for six months but only now have I felt ready to showcase to the world my theremin skills." - Ke$ha. Fonte: SPIN.com.

Tradução nossa: "Eu sou uma mestre thereminista foda. Estive tocando por seis meses mas só agora me sinto pronta para mostrar ao mundo minhas habilidades thereminísticas." - Ke$ha.

http://images.starpulse.com/news/bloggers/10/blog_images/kesha-6.jpg


Quer dizer que ela é "foda" o bastante pra mostrar suas "habilidades thereminísticas" mundialmente, declarando-se "mestre" em menos de 6 meses? Melhor ouvir isso do que ser surdo.

Qual o perigo?
Mesmo considerando a possibilidade de ter sido brincadeira ou ironia da popstar (pelo contexto não foi), ela trata o theremin com leviandade prejudicial de qualquer jeito. Vou explicar. Troquem "theremin" por "violino" ou "guitarra" na frase dela e sintam na pele (no dos outros é refresco, né?). A diferença é que a guitarra e o violino possuem lugar garantido e são respeitados, já o theremin ninguém sabe o que é, da mesma forma que não sabem o que é um "mestre thereminista" de verdade. Ironizar não ajuda nesse caso, pelo contrário, pode se tornar ridicularização e fomentar desprezo. Você se declararia mestre em um instrumento raro de forma jocosa diante de milhares de pessoas que nunca ouviram falar nele? Nesse caso ajuda ou atrapalha fazer a linha "sou foda"? Comentem.

KESHA FACTS
Vamos pegar leve e brincar um pouco também:
  • Se você comprar um telescópio, a Ke$ha dirá que você é um Mestre Astrônomo foda, em 6 meses pronto pra publicar suas habilidades cósmicas.
  • Se você comprar um estetoscópio então...
  • O theremin, em sua invisibilidade e impalpabilidade, diz: "se aproveitam de minha nobreza!" #ChavesFeelings
  • Para os milhares de fans dela, ela será a maior thereminista de todos os tempos, afinal, eles nunca assistiram uma performance de alto nível ao theremin, e nem sequer conhecem os principais thereministas ao longo da história, muito menos os atuais maiores thereministas de cada estilo.
  • O público jamais saberá a diferença entre Ke$ha e um mestre thereminista de verdade, afinal, ela se intitula assim, seja ironicamente ou não, tirando o mérito da coisa. Com palcos garantidos e fans enlouquecidos, você pode se declarar mestre em qualquer coisa sem ser questionado e sem pagar respeito aos verdadeiros mestres e aspirantes ao título.
Afinal, o que é um mestre thereminista?
"Ignorance is bliss" - feliz é o ignorante que não sabe o quanto o é!

Quando alguém se declara mestre thereminista, com ou sem seriedade, é bom aproveitar a deixa para devolver no mesmo tom (para gerar informação, ao invés de desinformação):
  • fez mestrado em theremin em qual Universidade?
  • conseguiu o título honorífico pelo Centro Eletroacústico Theremin (Moscou, Rússia)?
  • foi reconhecido publicamente devido a décadas de estudo autodidata?
  • obteve reconhecimento da comunidade internacional de thereministas, assim como das diversas associações e instituições dedicadas ao theremin (governamentais ou não)?
  • a mídia não especializada em theremin destacou a sua relevância thereminística? Por exemplo: Armen Ra [revista - link], etc.
  • um mestre thereminista deve dar aulas e palestras a nível superior ("masterclasses") internacionalmente. Logo, deve ter um belo currículo incluindo seus concertos e masterclasses, assim como aparições na TV, artigos acadêmicos e uma agenda bem cheia de todas essas tarefas. Por exemplo: Lydia Kavina [agenda - link].

    Vou me matar agora? Que nada...
    Quando a Ke$ha, a auto-proclamada mestre do theremin, resolver se apresentar por aí com o instrumento que ela diz que domina, estaremos de olho. Pra falar mal? Não, isso não é nobre nem eficaz. Who cares? Só queremos ver se mais pessoas vão se interessar pelo theremin enquanto instrumento musical e passar a respeitá-lo, OU se o resultado vai ser o inverso. Nosso esforço é pra impedir que se transmita uma imagem negativa ou de desprezo para com o theremin e aqueles que dedicam suas vidas a ele. Devemos ser gratos pois milhões de pessoas verão um theremin pela primeira vez a partir da Ke$ha (pelo menos isso), mesmo que a performance não faça jus ao instrumento nem aos que se dedicam a ele (caso ela continue com o que disse). Todavia, espero que ela escolha melhor as palavras da próxima vez.

    Mensagem subliminar [ou: análise de discurso]
    Reafimo que música não é magia que cai do céu de modo a te tornar mestre habilidoso e foda em 6 meses. Música é estudo e trabalho duro, não é talento nem dom. Quem tiver aptidão inata a algum instrumento musical, mesmo assim, só vai dominá-lo após anos de estudo dedicado.  Música não é sentimento, música envolve sentimento. O theremin é diferente demais, mas nesse quesito é igual a qualquer outro instrumento. Discorda? Pode xingar aí nos comentários. Só não esqueça de demonstrar como você virou "mestre" e "foda" em algum instrumento, a ponto de "mostrar ao mundo" suas "habilidades" em 6 meses desde que botou a mão nele.

    2 comentários:

    manoola disse...

    HOLY SHIT! O QUE ESSA KE$HA QUER? FALA SÉRIO, SE APRVEITAR DE UM INSTRUMENTO NOBRE PRA CHAMAR ATENÇÃO!
    6 MESES DE USO E É MESTRA?
    HÁ, OS ADOLESCENTES 'SUJINHOS' DELA VÃO MESMO ACHAR QUE ELA É FODA NESTE INSTRUMENTO!

    What a blessing!

    Natty disse...

    Como o próprio texto considerou, há a hipótese de isso ser bom. Os adolescentes fãs pesquisarão a respeito. De todos os milhões de fãs, podem surgir magníficos talentos. É só ficar de olho se vai mesmo ser bem aproveitada a mídia.