12 de dez de 2010

Mystery Guitar Man, brasileiro famoso, imita theremin

Joe Penna, mais conhecido como Mystery Guitar Man [canal1, canal 2, site], é um dos brasileiros mais famosos na internet mundial. Original de São Paulo, vive em Los Angeles, CA, onde tira sua grana fazendo vídeos, etc. Foi escolhido pela revista Época dentre os 100 brasileiros mais influentes no ano de 2010 [link] e detém hoje o título de diretor mais assinado via YouTube.

Ele imitou o som de theremin através de um sintetizador e em menos de 2 dias obteve mais de  430,000 acessos no YouTube (sim, mais que quatrocentos e trinta mil). Pena que não era um theremin de verdade. Mas ele utilizou no vídeo as projeções de imagens e sombras de um theremin e fingiu estar tocando o instrumento devidamente sem contato físico. Só o som era falso - justamente o mais importante, na minha opinião. Todavia, considero isso um grande avanço e estou torcendo para que as pessoas questionem e conheçam o theremin através dele! 

Por ocasião de lançamento do vídeo, dia 30 de novembro de 2010, ele possuía 1,558,659 assinantes, isso mesmo, mais de um milhão e meio de pessoas que recebem os vídeos dele automaticamente. Uma comemoração para o mundo do theremin: mais um possível aliado da thereminização brasileira. Vou ficar torcendo para que ele aprenda a tirar música de um theremin de verdade e que ele possa postar muitos e muitos vídeos com theremin! Confira:



Ainda bem que você, leitor, acessa esse blog para saber de um profissional o que é som de theremin de verdade e o que são imitações. Muitos instrumentos possuem som semelhante ao theremin e até enganam os leigos. Eu ainda pretendo fazer uma postagem para descrevê-los detalhadamente e ensinar a diferenciar as sonoridades. Vou citar alguns instrumentos: serrote musical, ondas martenot, trautonium, voz feminina sintetizada, falsetistas, erhu, guitarra com slide e alguns tipos de efeito, violino elétrico com determinados efeitos, sintetizador com ribbon controller, soft-synths (como o que a banda Pato Fu usa pra fingir theremin), tannerin, etc. - A LISTA NÃO ACABA MAIS. Aprender a diferenciá-los vai fazer você amar o theremin cada vez mais, pois vai revelar as qualidades únicas do instrumento.


A primeira imitação do theremin a ficar famosa foi sem dúvida o "Electro-Theremin" de Paul Tanner, que veio a se chamar pelo seu nome "Tannerin". A página de David Miller, dedicada ao instrumento, contém preciosas informações históricas: http://www.electrotheremin.com/PTE-TPage.html Imperdível também o site do Tom Polk sobre o Tannerin que ele construiu para o Brian Wilson: http://www.tompolk.com/Tannerin/Tannerin.html A explosão das imitações de theremin se deu sem dúvida a partir da música Good Vibrations da banda The Beach Boys. A seguir o clip em stereo, o tannerin entra aos 25 segundos:



VAMOS VOLTAR PARA O THEREMIN LEGÍTIMO? Deixa as imitações pra lá...

Tem outro brasileiro que merece uma grande e boa fama também. Me refiro ao colega de Joinville, o Diego Tartaglia. Abaixo ele proporciona belos momentos sci-fi pra vocês. Segundo ele mesmo, são simplesmente "algumas experimentações noturnas com synths x theremin RDS. Nesse caso aqui, usei o theremin com o vocoder do novation nova, o que associa o rugido que se ouve ao som do theremin propriamente dito." Esse cara tem muito a contribuir pro mundinho do theremin, criatividade ele já mostrou que não falta, tanto é que ganhou uma tag aqui no blog. Espero que continue fazendo música alienígena e assustadora com theremins de verdade :-)

Alien Landscape by Diego Tartaglia
(Cliquem na seta para baixo para fazer o download do audio formato FLAC)

Um comentário:

Anderson Silva disse...

Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog