5 de out de 2010

Ether Music and Espionage

Chegou mais um livro, somando à minha mini-biblioteca doméstica sobre theremin:

http://www.press.uillinois.edu/books/images/9780252072758.jpg

É o clássico histórico de Albert Glinsky: "Theremin: Ether Music and Espionage". Pedi dia 12/09/2010 pela Livraria Cultura, que comprou da editora da University of Illinois e encaminhou a mim, chegando dia 5/10/2010, em menos de 20 dias úteis a partir do pagamento (boleto). Fotinha aqui.

Contém muitas imagens em preto e branco. É bem grossinho, tem umas 400 páginas. Está em inglês americano, linguagem simples e acessível. Mais completo impossível; valor inquestionável tanto em meio acadêmico quanto popular [fans, etc]. O autor, de origens russas, é um pesquisador altamente capaz. Se você quer virar pesquisador de theremin, é um livro indispensável; eu diria que é a Bíblia do theremin, com toda a história sagrada e o Evangelho.

Para quem não sabe, esse é o único livro realmente respeitável em termos de história do Theremin (o inventor e o instrumento, que levam o mesmo nome). Quer dizer, outros materiais publicados como biografia do Leon Theremin ou como registro histórico de seu instrumento são considerados incompletos ou "fichinha" perto desse. Sem contar que ele é bem mais imparcial e evita dar crédito a versões do tipo "foi a ex-mulher que contou"...  Desde contextualização do nascimento do inventor até os finalmente, tudo com abordagem política, cultural, musical, legal, econômica, etc. Não especializa em nada especificamente, dá uma geral em tudo, mas nem de longe é superficial. A linha é clara, é uma leitura que prende a gente. Simplesmente amei. Nem parece que é real. Aliás, quando conheci o theremin ele também não me parecia real.

Nenhum comentário: