19 de set de 2010

Primeiro coral / multitrack

Resolvi fazer um coral de theremins, essencialmente em uníssono, depois dividindo cada um por si e finalizando desafinado - mas todo mundo chega junto. No total, escolhi gravar 6 faixas de theremin e 1 de piano. Eis o resultado (partitura+audio, YT):


Basta dar o play abaixo para ouvir apenas audio ou clicar na seta pra baixo pra baixar mp3:

"Vou-me Embora" by Guerra-Peixe / THEREMIN CHOIR by SilasCo


A peça é "Vou-me embora", registrada por César Guerra-Peixe, num arranjo pra soprano e piano, como a quinta canção integrante do seu álbum Trovas Capixabas (1955). Eu não mexi na parte de piano, mas repeti a melodia improvisando da segunda vez, pois é muito curta - e mesmo com a repetição improvisada não passa de 2 minutos. Obs: nenhum efeito foi utilizado, só o reverb do próprio teclado nele mesmo. Letra:


"Vou-me embora! Vou-me embora!
Que me dão, que me dão para eu levar?
||: Levarei saudades suas
No caminho vou chorar. :||"


O coral de RDS Theremins criou um efeito interessante. A sobreposição no uníssono é melhor do que qualquer chorus digital. Lembra aqueles sons de órgão ou strings de teclados de qualidade inferior, porém com a expressividade vocal do theremin. Usei timbres bem gordos, com brilho máximo e formato de onda com mais harmônicos. Creio que foi o som ideal para a finalidade: uma voz chorosa e brega.

Gravei com microfones vagabundos de karaoke - o que deu um efeito mais vocal ao juntar tudo no multipista, menos anasalado e menos agressivo, mais molhado e mais ventilado. Parece um grupo de senhoras cantando, sem aquela coisa lírica e com menos vibrato operístico de uma soprano solo eletrônica (ou seja, o thereminvox).


O problema da gravação seria a minha base ao piano, medíocre e sem expressão, porque gravei sem retorno, só pelo visual. O que vcs acham?

PS: essa gravação tocou no programa Spellbound / Cygnus Radio na noite de domingo 3/10/2010 [saiba mais]


============================================
APROVEITANDO o espaço:

Pra não pensarem que eu estive à toa nesse tempo que tenho postado pouco no blog, confiram algumas coisinhas que gravei no RDS Theremin (é só dar o play, se quiser, clique na setinha pra baixo, abaixo de INFO, para baixar):

http://img10.imageshack.us/img10/8678/8z1e83.jpg
Axel F - Silas Cordeiro, Theremin by SilasCo

http://img816.imageshack.us/img816/6149/2agsxky.png
Theremin Distorcido nos Graves by SilasCo

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia ! Eu gostei muito.Vc. criou..vc.é já um mestre no theremin(ou nos).Creio que deu trabalho gravar tudo,mesmo vc. dizendo que parece umcoro de senhoras,sem a coisa lírica..mas ficou show!!!Quisera eu ter um por cento da sua performance.Abraços..Mari