9 de jun de 2010

Gakken Premium Theremin

Ainda nem fiz uma gravação decente do Cherry B3 PRO Theremin, e já comprei outro. Dessa vez, satisfação total imediatamente, sem mistérios ou complicações. Eu encomendei terça feira dia primeiro, e chegou em uma semana, na tarde de quarta-feira 9 de Junho de 2010. Apenas oito dias após a encomenda e pagamento (tudo me custou 615 reais), veio do Japão pra cá, são e salvo e de acordo com a descrição do eBay. (Espera. Oito dias nada. Se for contar dias úteis, não deu nem uma semana, foram seis dias.) Comprei pelo eBay com o excelente:
http://myworld.ebay.com/minorinminorin/

http://img534.imageshack.us/img534/795/1351796createagif.gif
http://img84.imageshack.us/img84/707/8a70fbc51d81020565abdff.gif

Bem, é um theremin pequeno: 22cm de largura, 12cm de profundidade, 3,6cm de altura, sem as antenas; 18cm de antena curva e 26cm de antena vertical. É leve (menos de 700 gramas o pacotão), de pilha (4 AA, duram muito tempo - sugiro usar recarregáveis e ter sempre o carregador junto). O gabinetezinho plástico branco lembra o lendário TVox Tour. Possui um pequeno alto-falante embutido e saída P2 com controle de level-out, e essa saída pode servir de "pitch preview" também. Possui um transistor por oscilador. Não sei ainda o tempo que demora pra aquecer. Ele tem uma rosca pequenina para fixar sobre um pedestal, e quatro pezinhos pra pôr sobre mesa. Página do produto (japonês):
http://otonanokagaku.net/products/living/theremin/detail.html

Já vem pronto para usar, montado, basta (1) colocar pilhas, (2) encaixar as antenas, (3) conectar o fio terra, e (4) tocar [ligar o on/off]. Aliás, o terra é um fiozinho de 60cm com uma ponta metálica que vc prende ao braço esquerdo com uma borrachinha (não dá choque). No começo esse fio que nos prende ao instrumento pode ser muito desconfortável, tanto por prender a circulação do braço quanto por não deixar a gente se mover "sem contato físico" com o theremin. Mas a gente acostuma, vale a pena. O bom é que ele, sendo operado por pilhas e tendo um altofalantezinho, é portátil e funciona em qualquer lugar, eu ousaria dizer que em toda situação, sem frescuras. Carrego sempre comigo pra demonstrações e busking.

É um modelo bastante discutido, porque, embora seja plenamente tocável, não deixa de ser um desafio, ficando exatamente no meio termo entre um "brinquedo" e um "instrumento". Pra mim, é os dois, eu uso tanto para apresentar músicas quanto para brincar à toa. O campo tocável é pequeno (15-30cm) porque o instrumento é pequeno; o desafio é não deixar uma mão influenciar a outra, invadindo o campo alheio. É tenso.

A maior dificuldade desse theremin, logo de cara, é afinar. É que ele te dá controles profissionalíssimos de calibragem, é totalmente personalizável, ou seja, exige maior conhecimento quanto aos campos do theremin. Possui dois controles de frequência (adjust e trim) permitindo escolher a batida zero e o extremo de frequência, e três de volume (adjust / trim / master) permitindo escolher o ponto zero e o ponto máximo livremente (melhor que os Moog Standard). Se vc não for um thereminista profissional, vai ter que procurar instruções na internet, a não ser que consiga ler o manual em japonês. Tem um resumo-tradução pro inglês aqui:
http://homepage2.nifty.com/yamamoto_jun/e/tuning.htm

A extensão do Gakken Premium é basicamente essa:
http://3.bp.blogspot.com/_4aduPNm0tyk/TBGgxSVWp_I/AAAAAAAAA_o/M6w8QVAUh2U/s1600/gpext.jpg

Já vi na internet alguns tirarem uns sons mais graves que isso, mas não sei como fazê-lo. Abaixo do dó central o som é geralmente distorcido. E se você quiser se matar em cima da anteninha, pode conseguir sons lá pra 10 KHz. É uma extensão ótima para um "brinquedinho". Mas tocável mesmo, dá umas quatro oitavas, partindo do dó central (C4-C8).

O ruim desse theremin é que ele só tem um timbre, que soa irritante no extremo grave (que seria a corda sol do violino) parecendo um peido, ou dependendo da amplificação utilizada, até na região central soa mal. E o speaker interno do instrumento não serve pra muita coisa, só demonstração mesmo, ou ensaiar em casa. Sua maior sensibilidade ambiental é de temperatura, todavia ele é totalmente adaptável a grandes variações de massa. O campo de frequência não é muito estável.

2 comentários:

Yatta disse...

tae um que eu preciso jutnar uma grana e comprar... dá pra dividir em aprcelas com este vendedor, via Paypal?

ggj1977 disse...

pena ser tão caro no Brasil... Tipo..no Ebay.co.uk, acho por U$50,00... e pagar mais de R$600,00 por um brinquedo... Fico bem feliz com meu RDS... Mas... Deixo uma pergunta (meio mal localizada)... Quanto aos modelos da thereminargentina.com.ar, os minimax I e II... vc saberia dizer que cirquitos eles usam? minimum 2006 da harrison instruments e silicon chip??? obrigado desde já!!! (até mandei um email pra eles... ams meu espenhol é uma m... completa)