23 de mar de 2010

Uma Poética Musical Brasileira e Revolucionária

Acabei de comprar pela Estante Virtual o livro "Uma Poética Musical Brasileira e Revolucionária", do Jorge Antunes (organizador; Sistrum: Brasília, 2002). O livro chegou em três dias. Consegui um exemplar usado autografado pelo organizador, em ótimo estado (nem parece ter 8 anos de uso). Olhem as fotos:


Ele tinha me dito que nesse livro, "um dos capítulos é totalmente dedicado ao estudo sobre os teremins, e outros equipamentos" que ele construiu nos anos 1960. Na prática, o livro descreve e analisa a obra do Jorge Antunes, e traz várias menções ao theremin desse ponto de vista, inclusive fotos, descrições técnicas, históricas e estéticas. Provavelmente ele foi o primeiro a fazer isso no Brasil - montar um theremin (após Robert Moog) e ainda expor o instrumento publicamente, fazendo música. O livro abre muito a cabeça da gente, não é útil apenas pra quem quer conhecer melhor o Antunes, nem somente pra quem quer sanar curiosidades.

Realmente é mágico que os jovens imaginem que cem anos atrás tudo era "primitivo". Não sabemos, ignorantemente, quanta música eletrônica boa se fazia na época da vovó. Quanta tecnologia já existia - só não era solid-state! Quanta coisa de antes de você nascer soa atual, ou até mesmo superior à produção eletrônica atual! Por exemplo, quando falo do Novachord ou quando digo ao público que o theremin existe há 100 anos (no Brasil, há cerca de 55 anos), muitos não acreditam. Só o estudo pra nos salvar da ignorância de achar que o presente é avançado e o passado simplório.

Por exemplo, via email me contaram mais uma história de theremin no Brasil antigamente. Um senhor chamado Francisco A. Pereira me contou que quando jovem, uns 40 anos atrás, viu em Itapira, SP, sua cidade natal, uma apresentação ao vivo de theremin, no teatro local. São esses pedaços da história do theremin nacional que eu quero remontar com esse blog. Tudo confiável, verificado e comentado, enriquecido pela minha experiência como thereminista.

Se eu tiver de muito bom humor, talvez faça um resumão aqui, mas não custa nada você procurar um sebo e comprar o livro, sai em torno de 30 reais com frete pela internet, não é difícil encontrar por aí. Vale a pena, conhecer o mundo producente de um compositor tão legal :-)

http://sussurro.musica.ufrj.br/abcde/a/antunesjorge/FOTOAntunes.jpg

Nenhum comentário: