23 de mar de 2010

Mais três thereministas brasileiros

Venho através desse post apresentar ao mundo três brasileiros que tocam theremin ao vivo: o DJ Yatta, a Laiana Oliveira e o Márcio-André. Um de cada vez né! Primeiro as damas.

***

http://c4.ac-images.myspacecdn.com/images02/52/l_c156a0b495664fd68c6341f6d10e2f43.jpg

A Laiana Lopes de Oliveira, de GO, faz composição na UFG - acho que acabou de se formar. Eu quase tive um orgasmo quando vi que tinha nesse Brasil um músico assumindo o theremin como seu instrumento de concerto. Vi um vídeo dela tocando num Theremin RDS uma peça de Villa-Lobos (que Clara Rockmore gravou), uma bachiana brasileira. Fiquei arrepiado. De fato, ela se tornou uma thereminista clássica antes de mim.

Quando ela cita suas influências no Myspace, diz: "Os russos, (...) Estércio Marquez, Jorge Antunes, Clara Rockmore, Victor Estrada". É, nada mal, bem thereminística. Fez iniciação científica em theremin em 2008 orientada por Anselmo Guerra (Universidade Federal de Goiás, PIVIC). Segue tudo que achei dela na internet, linkado: YouTube; Calleres; Lattes; Myspace; Facebook; Twitter; BlogUEL; anais simcam (p. 348-360); deixou comentário nessa postagem também. Obrigado Laiana!

Quem me mostrou a Laiana foi o mestre Marcus Neves, que inclusive esteve comigo na organização dos meus 2 primeiros recitais e inclusive tocou live electronics. Ele também tocou com ela, em outubro de 2009, no 29º Festival de Música de Londrina, Teatro Ouro Verde. A partir desse encontro, chegou a mim a informação, e desse evento tiro todo o material dessa parte da postagem. Como dizia o programa: "Laiana Oliveira, theremin (UFG/Goiania)". Vejamos.

Ela regeu o conjunto instrumental no início da peça e em menos de um minuto ela corre pro theremin pra tocar. Diz a descrição do vídeo que segue (apresentação apenas): "O trabalho foi resultado do curso de composição heurística ministrado pelo prof. Dr. Ricardo Mandolini no 29 Festival de Música de Londrina. A equipe reconstruiu, reorquestrou e interpretou uma nova partitura a partir da obra 'Trenodia às Vítimas de Hiroshima' de Penderecki."


Tem no youtube um clip looongo dividido em duas partes que mostra o tal curso, o trabalho da equipe, etc. (Links: parte 1, parte 2). Desse clip longo eu extraí um recorte curto para focalizar no theremin e na Laiana. Assistam minha edição especial com atenção às anotações na tela:



Publico aqui meu desafio à Laiana: compor repertório original para o theremin, e entrar para a história do instrumento como intérprete-compositora. (Tudo bem, ela já tem feito isso, mas quero ver mais! :-)

***

[cd_incendio_Yatta.jpg]

O DJ Yatta (Henrique Takimoto Jasa) fala do RDS Theremin - mas não sei se ele usa outros theremins também, porque inclui efeitos, processamento ao vivo (pedais, é claro). Achei um podcast dele e pude ouví-lo falando e tocando ainda quando iniciante. Ele era, sem falsa modéstia, bem adiantado, assim como eu, saiu tocando theremin em pouco tempo, pelo visto. É um podcast informativo e gostoso de ouvir, ele explica e conta a história do instrumento, e toca umas músicas ao seu gosto. Confira:

Nome do arquivo: jamcast03(good version).mp3
Descrição do arquivo: DJ Yatta - Podcast 3 - Theremin - www.jam-cast.com
Tamanho do arquivo: 20.68 MB
O download é rápido e gratuito:
http://www.megaupload.com/?d=ADWNT2S3

Estamos em contato, espero que consigamos desenvolver alguns projetos juntos. Outros links que posso fornecer são o YouTube dele (link) e seus blogs, que podem ser achados no perfil dele no blogger:
http://www.blogger.com/profile/02117163138982971830

Pérola do Yatta:
"A antena geralmente é um toco de ferro"...
Essa foi inspiradora. Muitos tocos de ferro pros leitores! De qualquer origem: de TV, rádio, caminhão, artesanal, plate, etc. O que importa é ter antena.

Olha quanta emoção ele deixou na caixa de comentários:
"O Theremin não é apenas um instrumento, é um condutor de sons e sentimentos! Não é á toa que memso sendo tão antigo, tão diferente, ainda fascine tanto hoje em dia!"
Amem!

***

Eis o Márcio-André (site), um compositor-intérprete, está exportando seu talento, incluindo uso de theremin e de imitações de theremins. No site da equipe dele, a Confraria do Vento, ele também diz que toca violino, percussão, gravações e voz. Só o fato de um brasileiro assumir o theremin como instrumento já me deixa todo alegre, ainda mais tocando ao vivo.

http://www.confrariadovento.com/arranjos/011.jpg

Aparentemente é um theremin de fabricação artesanal com uma antena só. Na seguinte peça é tocado sem altura definida, algo provavelmente tipo notação gráfica ou improviso:

Aqui alguém que não conhece theremins viaja na maionese sobre a peça acima:
http://www.confrariadovento.com/arranjos/texto03.htm

No seguinte vídeo ele usa um soft-synth qualquer pra emular theremin no computador - é claro, a imitação não tem nada a ver com um theremin de verdade, mas a tentativa é boa. Demonstra interesse pelo glissando eletrônico, típico dos instrumentos radioeletrônicos que tanto amamos:

Aqui seu canal no youtube: www.youtube.com/poesiasonora

2 comentários:

Yatta disse...

O Theremin não é apenas um instrumento, é um condutor de sons e sentimentos! Não é á toa que memso sendo tão antigo, tão diferente, ainda fascine tanto hoje em dia!

Sim, admito que é MUITO difícil, e pretendo me aprimorar, mas, é certeza, muito ainda tem a ser aprendido sobre o instrumento!

Gostei das suas matérias, de uma lida em algumas aqui, e realmente, vejo que sua paixão pelo instrumento e pela música em si são realmente fortes! E é isso que é bom em um músico!

Bom, espero mesmo que consigamos formar uma parceria legal, musical e internética! ^^"

No meu caso, ser Otaku, Músico e "cineasta amador" são as coisas que me fazem correr atrás de algo diferente sempre! E no máximo de qualidade que me for possível!

Em breve,d e repente, composições próprias com Theremin e Shamisen podem acabar rolando! ^^"

Laiana de Oliveira disse...

Olá Gente...

Sou a Laiana.
Fiquei muito feliz com a matéria...
Que bom. Escrevi um artigo sobre o Theremin, tem muitas coisas lá e posso mandar pra você postar no site.
Meu email é laianoliveira@gmail.com
Um grande abraço