2 de jan de 2011

A Emancipação do Som: mais Varèse

Sugestão de leitura:
"The Liberation of Sound" de Edgard Varèse.
http://www.zakros.com/mica/soundart/s04/varese_text.html

Consegui um livro com o mesmo título, somando à minha mini-biblioteca doméstica sobre theremin. O livro não é especificamente sobre theremin mas sim sobre música eletrônica e seu contexto em geral, citando pontos thereminísticos esporadicamente. Muito bom, não somente pela parte histórica e contextualização mas por criar links e reflexões sobre todo o mundo artístico e não-artístico desde antes de 1900 até os anos 70:

RUSSCOL, Herbert. The Liberation of Sound: An Introduction to Electronic Music. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall,1972. [comprem no Amazon]


O livro acima posando junto ao B3 PRO Theremin:


Vou citar as palavras do Varèse que são o centro do livro, de acordo com uma tradução/publicação em português. Reparem seu incentivo à criação de instrumentos e aparatos eletrônicos para a música (inclusive o theremin cello). Grifos nossos:

“São as seguintes vantagens que eu prevejo em um aparelho como este: libertação do sistema de temperamentos, arbitrário e paralisante; possibilidade de obter um número ilimitado de ciclos ou, se ainda se desejar, de subdivisões da oitava, e conseqüente formação de qualquer escala desejada; uma insuspeitada extensão nos registros altos e baixos, novos esplendores harmônicos, facultados por combinações sub-harmônicas hoje impossíveis; infinitas possibilidades de diferenciação nos timbres e de combinações sonoras; uma nova dinâmica, muito além do alcance de nossas atuais orquestras, e um sentido de projeção sonora no espaço, graças à emissão dos sons a partir de qualquer ponto ou de muitos pontos no recinto, segundo as necessidades da partitura (...)”

Fonte: GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. Capítulo 8: Mundo Moderno, p. 102.

************************************************************************************

Selecionei algumas CITAÇÕES desses dois livros, que de alguma forma podem estar relacionadas ao theremin. Para quem quiser, está disponível para download em PDF ou pra ler online:

http://www.scribd.com/doc/48378157

16 páginas, folha A4, fonte Times New Roman tamanho 12, tudo com referências, em português brasileiro e inglês americano.

Nenhum comentário: