29 de dez de 2009

Método Rockmore para theremin com playback!

O "Método para Theremin", escrito pela sra Clara Rockmore, é mundialmente famoso por ter sido o primeiro (e ainda hoje é considerado o melhor) método para aprendizado, estudo e aperfeiçoamento no theremin, escrito pela primeira tereminista virtuosa que o mundo conheceu. Ela usa poucas palavras, vai direto ao assunto, e sugere exercícios bem genéricos para que outros pudessem atingir o alto nível de expressão artística que ela tinha dentro de um campo elétrico. O método é como um resumo das dicas e caminhos que ela indicava aos seus alunos, e, a pedido da própria virtuosa, o método deve ser distribuído gratuitamente.

http://www.electrotheremin.com/clara01.jpg
Para uso pessoal e não-comercial é liberado o download e a cópia do método, que, conforme conhecemos, foi revisado por David Miller e Jeffrey McFarland-Johnson. O livreto pode ser baixado em inglês (original) ou espanhol/italiano:

ORIGINAL EM INGLÊS (palavras da sra. Rockmore):
http://www.scribd.com/doc/24594176/Metodo-para-Theremin-Clara-Rockmore
http://spellbound.purplenote.com/RockmoreMethod.pdf

Espanhol por Oscar Alberto:
http://www.electrotheremin.com/metodoparatheremin.pdf

Italiano por Giorgio Necordi:
http://www.electrotheremin.com/metodo.pdf

...

O mundo do theremin é mesmo maravilhoso! O tereminista Roger Ballenger fez, voluntariamente, uns audios de acompanhamento para exercícios do método Rockmore, com introdução e finalização, bem musicais e agradáveis. Para obter os arquivos de audio dos exercícios, basta acessar:
http://www.ballengermusic.com/Ballengermusic/Rockmore_Method_for_Theremin.html

Obs: um som de cordas toca a parte do theremin no exercício. Se quiser sem o som de cordas, só a parte do piano, entre em contato: rballenger@socal.rr.com

---------------


No coração de todo tereminista clássico queima a chama que Clara acendeu, ao não medir esforços para tirar o theremin do campo da "curiosidade" (atração circense) e elevá-lo a nível de um instrumento de concerto, com total expressão artística.

Ela foi a primeira virtuosa - e até hoje considerada a maior por muitos - que criou o dedilhado aéreo, a base da técnica do theremin, lançando a proposta de estudar e considerar o theremin como um instrumento melódico para tocar nada menos do que Bach. Ela continua sendo, em memória, nossa inspiração e incentivo.

Sem Clara Rockmore eu e outros tereministas não estaríamos por aí, não teríamos a mesma auto-estima, não teríamos um século de história orgulhosa pra contar, não teríamos instrumentos decentes à disposição, não teríamos uma base técnica, não teríamos uma referência virtuosa, e o theremin seria menos divulgado (estaria ainda no campo dos efeitos especiais e curiosidades científicas) - praticamente alheio à musicalidade ou expressão melódica.

Gratidão eterna à Clara por transformar o theremin no instrumento que conhecemos hoje: não uma máquina bizarra de gerar sons fantasmagóricos, mas um instrumento respeitável com possibilidades musicais infinitas, sutis e precisas - desde a técnica de staccato que ela criou até suas frases melódicas vindas do coração com respiração humana.

***

SITES OFICIAIS (valem ouro):



***

BÔNUS - A PROVA DA EFICIÊNCIA DO MÉTODO

O thereminista clássico Thorwald Jørgensen, revelação do ano no theremin erudito, aprendeu a tocar sozinho em menos de 2 anos usando apenas o Método Rockmore, e já toca o concerto virtuoso que foi escrito para Clara Rockmore (ela mesma o descreve no final do método, como provavelmente a peça mais difícil pra qualquer thereminista tocar). Confira nos primeiros 30 segundos do seguinte vídeo:

Tá de parabéns pela ousadia e pela dedicação, afinal, toda essa técnica não caiu do céu.

Um ensaio com acompanhamento de piano do Concertino Pastoral de Fuleihan:

Obrigado, Thorwald, por compartilhar esse pedaço de história!

Nenhum comentário: