10 de out de 2009

Trilha de "O Dia em que a Terra Parou"

Um dos primeiros filmes a usar theremins na trilha sonora foi The Day the Earth Stood Still (1951). Na verdade, foi o primeiro filme relevante a usar theremin. Além do mais, foi ele que lançou o clichê de trilha sonora de theremin em terror / ficção científica / suspense, etc.

Esse filme continua excelente e atualíssimo, mesmo hoje uns 60 anos depois. Prova disso é o "remake" (recriação) dele que saiu em 2008, com a seguinte capa:


http://movieopinion.files.wordpress.com/2009/03/the-day-the-earth-stood-still-poster-1.jpg

Essa recriação do sec. XXI é desprezível... Vários sites, jornais e programas televisivos dizem que foi um dos piores filmes de 2009. Link. Mas o que nos interessa, em termos de qualidade e também por possuir trilha sonora tereminística, é o original de 1951:

http://anotherkindofclay.files.wordpress.com/2008/12/the_day_the_earth_stood_still.jpg



Na suíte que Bernard Herrmann (1911-75) compôs para o filme citado, incluiu um violino elétrico, baixo elétrico, 2 theremins (um focado no agudo e outro no grave), dois osciladores de teste (test oscillators?), vibrafone, 4 pianos, 4 harpas e cerca de 30 instrumentos da família dos metais. Ele usou, na trilha do filme, técnicas e efeitos excêntricos como tocar fita reversa, ao contrário. Por causa dessa trilha, os theremins foram eternamente associados a alienígenas, ficção científica etc.

Além da orquestração esquisita, que é uma característica de Herrmann, podemos citar sua atenção para minimalismos, ostinatos, descritivismo. Ficou talvez mais famoso por fazer música para os filmes de Alfred Hitchcock (como Psycho). O compositor desejou ardentemente, no fim de sua vida, que sua música para filmes fosse considerada repertório "de concerto", digno de apreciação e performance. Talvez não tenha visto isso em vida tanto quanto merecesse.

Seguem links de uma gravação raríssima. O concerto foi conduzido pelo próprio compositor. Gravação da década de 70. Ouça (é só dar o play abaixo) e se quiser faça download a partir do 4shared, porque vou fornecer ambas as fontes, em duas partes:


Faixas: Outer Space / Radar and Gort.
http://www.4shared.com/file/139964653/1f571c11/The_Day_the_Earth_Stood_Still__1951__Suite_1_of_2_-_Music_Composed_and_Conducted_by_Bernard_Herrmann.html




Faixas: The Robot / Space Control / Terror / Farewell and Finale.
http://www.4shared.com/file/139963400/657a5539/The_Day_the_Earth_Stood_Still__1951__Suite_2_of_2_-_Music_Composed_and_Conducted_by_Bernard_Herrmann.html


***

PARTITURAS


Adaptação de três faixas da trilha sonora, para violão clássico e theremin:

http://web.mac.com/estudioserin/theremines/Partituras.html

Gracias al Víctor Estrada



***

BÔNUS

Sugestão: Assistam aos documentário "Theremin: an Electronic Odyssey". Um performer de theremin (Paul Shure, o mesmo que gravou trilha sonora de Batman Forever), já idoso, comenta como foi a experiência na trilha original do filme, ressaltando que naquela época não se achava quem tocasse theremin lendo partituras e talz (hoje em dia não é muito diferente...).

Outros links:
http://www.thereminvox.com/article/articleview/90/1/17/
http://io9.com/5037895/the-day-the-earth-stood-still-remake-is-pure-sucky-evil
http://io9.com/5100543/exclusive-clip-shows-why-keanu-cant-fill-original-klaatus-boots


Influência do compositor moderno francês Olivier Messiaen? Dê sua opinião:

Nenhum comentário: