2 de jan de 2009

Rita Lee tocando teremin

Segundo um documento oficial (download, página 7), Rita Lee teve roubado em 24/08/2008 o seu Moog Etherwave Theremin, número de série 1340.[LINK QUEBRADO, quando reencontrar eu reposto]

O Cláudio Cesar Dias Baptista, conhecido como CCDB (http://www.ccdb.gea.nom.br/) construiu pra Rita o primeiro theremin a aparecer na MPB, nos bons e velhos festivais da Record de música popular. Ele conta:

"O primeiro teremim a tocar num festival de MPB foi o que fiz para a Rita. Esse foi o único que construí - foi um presente meu para ela. Não me interessei em manufaturar outros. (...) Rita, para substituir o teremim depois que fez sucesso com a surpresa da imagem "futurista" do aparelho (inventado em 1928 pelo russo Léon Theremin...), passou a utilizar um apito longo que tinha um êmbolo para ajustar a freqüência - na prática, o som era convincente como o de um "teremim"..."

Flauta de êmbolo é um instrumento magnífico, mas esse apito super-desenvolvido não chega nem perto do som extraterrestre do theremin - e se for considerado musicalmente, tecnicamente, é também bem difícil de tocar:


Seguem aí todos os vídeos que consegui, da Rita Lee tocando teremin. Nos dois primeiros não dá pra ver muita coisa pelos vídeos, são simples brincadeiras aleatórias, solos improvisados em que ela abusa de pedais e tudo mais, usando o teremin como efeito sonoro e não como instrumento melódico:

Atibaia 31/12/2008


Show em Sto. André - SP. Novembro 2006


Esse outro teremin parece não ter antenas, deve ser britânico, sei lá. Os Mutantes com Gilberto Gil (Festival da Record)


Rita tocando um legítimo theremin no show picnic


HSBC Brasil, SP. 05/04/2008 - vídeo removido do youtube por direitos autorais


Não tô cobrando nada dela não - ela já faz bastante! - mas não me lembro de ver ela falando do theremin por aí. Gostaria que em toda entrevista ela falasse do theremin fanaticamente, igual tem falado de questões de defesa dos animais hahaha


/////////////// UPDATE 04/2011

"Eles basearem o disco deles no theremin, essa coisa toda, pô, a gente cansou de usar theremin, bicho. E nosso theremin nós que construímos." Leiam: http://www.roquenrou.com.br/roquenrou/ent_sergiodias.asp

Nenhum comentário: