13 de out de 2008

My Heart Will Go On (Titanic), pelo Anderson num RDS

Senhores, tenham a honra de assistir o primeiro vídeo do RDS Theremin tocando música (com altura definida) que foi publicado na internet, em outubro de 2008:

Explicação/descrição do vídeo, pelo próprio Anderson:

"Minha tentativa de tocar a música do filme Titanic no RDS Theremin, acompanhado do PSR 2100. Não ficou lá essas coisas, mas faz tempo que queria postar algo com o theremin! Tá bom, foi uma escolha brega pra caramba... Mas precisava de uma música fácil de tocar :) O theremin foi ligado no teclado, e este na entrada de linha do PC. Placa de som on-board e webcam, já dava pra imaginar o resultado, né? O teclado foi usado para duas coisas: reproduzir a música em MIDI e colocar efeito (eco, "delay") no som do theremin."

Anderson, parabéns! Continue estudando e postando vídeos. Esse vídeo foi essencial para eu tomar coragem de comprar um RDS Theremin, o primeiro theremin de qualidade a ser fabricado no país, e começar a estudar seriamente o instrumento.

Ele anunciou no seguinte fórum:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/187923/

8 de out de 2008

Eu - Pato Fu. Solo de teremin

Outro dia tocou na MTV e eu me inspirei pra postar aqui.

Segue o clipe, com muito destaque pro teremin desde o início, simulando uma apresentação de teremin, em que Leon Theremin se apresenta e é preso:



A versão gravada / oficial pode ser ouvida e/ou baixada aqui:
http://www.esnips.com/doc/85eedb9e-fc01-4d82-af3f-c9306c1eb616/Pato-Fu---Eu

Segundo uma entrevista à MTV, o clipe "Eu", dirigido pelo Ferré, foi simultâneo às suas pesquisas sobre o instrumento.

Contudo, o próprio John já confirmou que foi solo de sintetizador na gravação, e não theremin. Um soft-synth qualquer... é só ter preset de "theremin", ajustar delay, portamento/glissando, etc. É, ao que tudo indica, foi tudo feito em computador mesmo (Logic, módulo ES-1?). Glória ao controlador! Aí a Fernanda Takai fingiu que tocava.

Poderiam perfeitamente ter usado algo como um tannerin:
http://www.tompolk.com/Tannerin/350kabourek.jpg
(Imagine um cruzamento de trautonium com Ondas Martenot, em versão econômica. O tannerin é ainda mais bizarro... É um mero simulador de som de theremin porém em versão senoidal com contato físico [WTF?])


Detalhe: um material fornecido pelo RDS já falava da banda Pato Fu.
Image Hosted by ImageShack.us
Confira (leia mais, na íntegra, aqui - PDF).

Image Hosted by ImageShack.us

Folheto que faz parte do clipe, com um texto informativo no final sobre o teremin, e mostrando um thereminvox por dentro.

E aqui segue uma gravação amadora do show no Sesc V.Mariana - 21-09-2007, começando pelo solo de teremin também (não é executado em um theremin, e sim num synth):






Espero que a banda me convide como thereminista algum dia. Zoação, não tenho moral de tocar decentemente esse solo igual foi gravado não - ele ficou muito bem feito no sintetizador. Se fosse um solo mais acessível ao theremin, com menos saltos de oitava em região aguda, até rolava. A música "eu" é um belo exemplo de que ribbon controllers e soft-synths têm seu lugar definido, partindo da idéia do "thereminístico". O theremin não daria conta disso tudo com tanta precisão.

Segue link de minha primeira tentativa de fazer o solo de "Eu", com apenas 21 dias de prática (hoje em dia faço isso brincando com qualidade muito superior, mas não vou regravar a coisa bem feita devido aos direitos autorais e talz):