8 de out de 2008

Eu - Pato Fu. Solo de teremin

Outro dia tocou na MTV e eu me inspirei pra postar aqui.

Segue o clipe, com muito destaque pro teremin desde o início, simulando uma apresentação de teremin, em que Leon Theremin se apresenta e é preso:



A versão gravada / oficial pode ser ouvida e/ou baixada aqui:
http://www.esnips.com/doc/85eedb9e-fc01-4d82-af3f-c9306c1eb616/Pato-Fu---Eu

Segundo uma entrevista à MTV, o clipe "Eu", dirigido pelo Ferré, foi simultâneo às suas pesquisas sobre o instrumento.

Contudo, o próprio John já confirmou que foi solo de sintetizador na gravação, e não theremin. Um soft-synth qualquer... é só ter preset de "theremin", ajustar delay, portamento/glissando, etc. É, ao que tudo indica, foi tudo feito em computador mesmo (Logic, módulo ES-1?). Glória ao controlador! Aí a Fernanda Takai fingiu que tocava.

Poderiam perfeitamente ter usado algo como um tannerin:
http://www.tompolk.com/Tannerin/350kabourek.jpg
(Imagine um cruzamento de trautonium com Ondas Martenot, em versão econômica. O tannerin é ainda mais bizarro... É um mero simulador de som de theremin porém em versão senoidal com contato físico [WTF?])


Detalhe: um material fornecido pelo RDS já falava da banda Pato Fu.
Image Hosted by ImageShack.us
Confira (leia mais, na íntegra, aqui - PDF).

Image Hosted by ImageShack.us

Folheto que faz parte do clipe, com um texto informativo no final sobre o teremin, e mostrando um thereminvox por dentro.

E aqui segue uma gravação amadora do show no Sesc V.Mariana - 21-09-2007, começando pelo solo de teremin também (não é executado em um theremin, e sim num synth):






Espero que a banda me convide como thereminista algum dia. Zoação, não tenho moral de tocar decentemente esse solo igual foi gravado não - ele ficou muito bem feito no sintetizador. Se fosse um solo mais acessível ao theremin, com menos saltos de oitava em região aguda, até rolava. A música "eu" é um belo exemplo de que ribbon controllers e soft-synths têm seu lugar definido, partindo da idéia do "thereminístico". O theremin não daria conta disso tudo com tanta precisão.

Segue link de minha primeira tentativa de fazer o solo de "Eu", com apenas 21 dias de prática (hoje em dia faço isso brincando com qualidade muito superior, mas não vou regravar a coisa bem feita devido aos direitos autorais e talz):



Nenhum comentário: