27 de set de 2008

Apresentação em portunhol

Concerto de Theremin para ti.

Este objecto que mais parece uma secretária com duas antenas é o muito estranho e ainda mais esquecido Theremin. É um dos primeiros, senão mesmo o primeiro instrumento electrónico que surgiu.
Foi criado por Lev Terman , físico e inventor russo, em 1920, enquanto fazia experiências com ondas de rádio e campos magnéticos com o objectivo de desenvolver um sistema de segurança para o Kremlin.
Terman descobriu que as interferências nos campos magnéticos produziam diferentes variedades de sons e decidiu tentar controlá-los para fazer música.
Na verdade não existe qualquer contacto entre o músico e o instrumento. Ao aproximar a mão pelo lado esquerdo varia-se o volume do som. Fazendo o mesmo no lado direito, varia-se a tonalidade. E é tudo o que é preciso para fazer música. Ou quase.
Em 1927 Terman emigrou para os Estados Unidos, passou a chamar-se Theremin e tentou comercializar o instrumento com esse mesmo nome. Foi um fracasso. Em parte pela difícil técnica que exigia ao músico, em parte porque era realmente muito revolucionário ( no sentido musical do termo ). Mesmo assim, surgiram e resistiram alguns virtuosos do Theremin. Tanto assim que até Hitchcock o utilizou na banda sonora do filme Spellbound ( 1945 ). Agora, em primeira mão ( pode ser a direita, a da tonalidade ) para vocês, o Theremin. Clique aqui.

Fonte: http://v-e-notas.blogspot.com/2006/05/concerto-de-theremin-para-ti.html.

É brincadeira, gente, o blog citado é em português europeu, por isso é mais próximo do espanhol.

Nenhum comentário: